banner

Sobre nós

Fundada em 1946, em Valenza, Itália, a AGV é, até hoje, uma das mais respeitadas empresas de capacetes do planeta. Criada por um “tradicional contador” com visão inovadora, Gino Amisano (1920-2009), o nome AGV vem das iniciais do seu criador (Amisano, Gino) junto ao V de Valenza. O tradicional logo, remete um capacete visto pelas costas, a mesma imagem que um piloto ao perder tem do vencedor.

Amisano começou sua trajetória em 1945, fazendo capas de banco em couro para bicicletas e capacetes mais leves para ciclistas profissionais. Em 1946, Gino desfez a sociedade com dois outros empresários para dar início a história vitoriosa da AGV. Em seu primeiro ano, Amisano expandiu suas vendas até Milão e passou de 20 para 700 capas de selins por semana com apenas um funcionário.

Ainda nos anos 40 a AGV fazia os seus primeiros capacetes para motocicletas. Fabricado em couro a partir de um molde de maneira e revestido em couro macio para melhor absorção de impacto. No início da sua produção, a AGV fazia 5 capacetes por semana.
Enquanto alguns pilotos protegiam-se com um “boné” de couro simples, Amisano lançava o primeiro AGV com fibra vulcanizada revestido com alumínio, ainda no início da década de 50.

Gino acreditou que o potencial da AGV estava além dos produtos e logo começou a investir em comunicação visual nas pistas e na cabeça dos pilotos, sendo o primeiro patrocinador da época. Em pouco tempo, o logo AGV se espalhou pelas capas de jornais e fotografias. Na década de 1970, Amisano criou um programa de apoio a pilotos que ao longo dos anos selecionou os atletas mais talentosos e carismáticos, tornando a marca ainda mais grandiosa.

Em 1977 a AGV deu mais um passo importante ao ser a primeira marca a investir em uma clínica móvel para as competições. O investimento de 27 milhões de liras reforçava o cuidado da marca com a segurança dos pilotos. Foram 178 atletas atendidos no primeiro ano e 1.287 serviços prestados até o final da temporada.

Nos anos 80 a AGV se tornou tão forte que os maiores pilotos da época tinham o sonho de se associar a marca. Foram mais de 130 títulos conquistados no mundo dos carros e das motos, com nomes como Giacomo Agostini, Barry Sheene, Kenny Roberts, Johnny Cecotto, Angel Nieto, Marco Lucchinelli, Franco Uncini, Fausto Gresini, Niki Lauda, Randy Mamola, Luca Cadalora e os brasileiros Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet.

Em 30 de julho de 2007, Lino Dainese, Presidente da Dainese S.P.A., assinou o acordo de aquisição da AGV, unindo duas empresas italianas líderes do mundo das corridas até os dias atuais. A partir deste momento um novo capítulo começava a ser escrito ao lado de uma das maiores marcas de tecnologia do mundo. Criada em 1972, a Dainese reforçou os investimentos em tecnologia e as marcas, que em pouco tempo apresentaram ao mercado produtos inovadores como o AGV Pista GP e o sistema Dainese D-Air, o primeiro airbag para macacões do planeta.

@AGVHELMETSBRASIL

Follow